Aprender como liderar equipes criativas pode ser um grande desafio. Os profissionais que atuam na área de marketing e comunicação costumam ser altamente criativos e independentes, e é importante que um bom líder saiba como aproveitar essas características para obter os melhores resultados.
Neste artigo, exploramos algumas dicas de como liderar equipes criativas e crescer no tema de liderança em marketing.
Cada membro da equipe tem suas próprias habilidades e pontos fortes. É importante conhecer seu time para identificar quem pode ter mais autonomia e quem precisa de apoio direto. Além disso, integrar profissionais mais experientes com os menos experientes pode ser uma boa estratégia para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de boas práticas.
Além de focar na necessidade de produção, promova ações que estimulem a criatividade e a produtividade da equipe. Um ambiente de trabalho agradável, troca de ideias, conversas bem direcionadas, provocações podem ser bem-vindas. Além disso, recursos visuais podem ser bem utilizados para inspirar e motivar a equipe.
Quando os mais experientes compartilham com os menos experientes, é possível acelerar o processo de aprendizagem e possibilitar que mais pessoas saibam fazer a mesma atividade.
Um bom líder precisa ter habilidade para vender internamente os “porquês”. Esse público produz melhor quando encontra um propósito. Ao dizer a importância, a urgência e o impacto eles tendem a compreender melhor o que “ganham com isso”.
Nem sempre os resultados aparecem de uma vez, mas é importante que existam avanços – aquilo que indica que estamos evoluindo. Isso aliado a bons direcionamentos costuma funcionar.
Estimule a mentoria interna, mas bem direcionadas e organizada.
Quando o mais experiente compartilha com os menos experientes, é possível acelerar o processo de aprendizagem e possibilitar que mais pessoas saibam fazer a mesma atividade.
É importante que as pessoas saibam se estão indo bem ou não, entendam qual o melhor caminho e busquem se desenvolver. Portanto, desenvolva a cultura do feedback, tanto positivo quanto corretivo.
Confie no discernimento de cada profissional e evite pedir muitas alterações sem antes levá-lo a compreender que existe esta necessidade. Forneça as informações, acessos e materiais necessários para que a equipe possa realizar suas tarefas com eficiência.
Dê crédito a quem teve as ideias e realizou o trabalho. Gerenciar a própria vaidade e ego é essencial para criar um ambiente saudável e produtivo. Lembre-se de que você não é o dono da verdade e que a colaboração é fundamental para o sucesso do time.
É fundamental entender que o perfeccionismo pode fazer com que as entregas atrasem devido a alterações em detalhes que não impactam no resultado final. É preciso equilibrar a busca pela qualidade com a necessidade de cumprir prazos.
Analise se a alteração que você está pedindo vale o desgaste e perda de tempo da equipe. Não procure pêlo em ovo, ou seja, não invente problemas onde não tem. Aliás, no marketing digital existe uma frase bem conhecida sobre isso que é “feito é melhor do que perfeito”.
Erros acontecem e fazem parte do processo. É preciso naturalizá-los, transformando-os em aprendizados. Ser flexível e entender as necessidades individuais de cada membro da equipe é essencial para uma boa liderança em marketing.
Lembre-se de que a criatividade e a inovação exigem liberdade e confiança. Portanto, evite abafar as ideias e o trabalho da equipe com regras e burocracias excessivas. Esse tipo de “boicote” pode desmotivar os profissionais e anular o surgimento de novas ideias e soluções.
A área de marketing é constantemente atualizada, então é preciso que você esteja antenado para oferecer novos conhecimentos e habilidades aos profissionais da equipe. Obter novos conhecimentos e colocá-los em prática vai tornar a equipe ainda mais criativa e produtiva.
Além disso, também é importante que você invista na sua evolução como líder aprendendo mais sobre como liderar equipes, além do marketing.
Aprender como liderar equipes criativas não é fácil, mas pode ser muito gratificante. Ao implementar as dicas mencionadas neste artigo, você pode se tornar um líder melhor e ajudar sua equipe a alcançar seu potencial máximo.
Seja um líder inspirador e motivador, com uma visão clara e uma mentalidade aberta à mudança e ao aprendizado constante. O sucesso da sua equipe é o seu sucesso também.
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Este conteúdo foi produzido por dois autores especialistas no assunto. Flávio Moura (Especialista em Liderança Corporativa) e Gleicy Laranjeira (Especialista em Marketing B2B).
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